EUA – Um agente penitenciário que estava de serviço na Penitenciária do Condado de Chester quando o brasileiro Danilo Cavalcante escapou, em 31 de agosto, foi demitido nesta quinta-feira (7). O oficial, cujo nome não foi revelado, trabalhou na prisão por 20 anos, disse uma fonte ao jornal Philadelphia Inquirer, que falou sob condição de anonimato.
O oficial estava posicionado em uma torre de guarda em 31 de agosto, quando Cavalcante escalou uma parede estreita em um pátio de exercícios para escapar. Anteriormente, o diretor interino do presídio, Howard Holland, disse aos repórteres que o guarda estava cumprindo licença administrativa por não ter visto Cavalcante escapar.
Após a fuga de Cavalcante, os administradores da prisão revistaram o oficial da torre e descobriram que ele estava carregando seu telefone celular pessoal, em violação aos regulamentos da prisão, disse a fonte na sexta-feira (8).
Cavalcante fugiu da instalação usando o mesmo método que Igor Bolte, outro detento que escapou em maio. Depois que Bolte foi recapturado, os funcionários da prisão colocaram arame farpado acima da parede que Bolte havia escalado, mas a fonte disse que Cavalcante conseguiu passar pelo arame farpado, ferindo-se levemente no processo.
A fuga de Cavalcante está sendo investigada pelo Escritório do Procurador-Geral do estado, de acordo com autoridades do condado.