Índia – Pelo menos 288 pessoas morreram e outras 850 ficaram feridas após a colisão entre trens nesta sexta-feira (2), no distrito de Balasore, em Odisha, na Índia. O diretor-geral dos Serviços de Incêndio de Odisha, Sudhanshu Sarangi avaliou que o número de mortes podem chegar até 300.
As imagens do acidente mostram cerca de 15 vagões virados sobre os trilhos, com várias pessoas tentando salvar os passageiros presos no interior. Essa foi a pior catástrofe ferroviária em mais de 20 anos na Índia, embora acidentes com trens sejam comuns no país.
De acordo com o porta-voz da Indian Railways, Amitabh Sharma, a colisão entre os dois primeiros trens ocorreu por volta das 19h (horário local). Depois, outro trem de passageiros que passava em alta velocidade atingiu vários vagões tombados.
Três equipes da Força Nacional de Resposta a Catástrofes, quatro unidades da Força de Ação Rápida em Caso de Catástrofe de Odisha, mais de 15 equipes de bombeiros, 30 médicos, 200 policiais e 60 ambulâncias foram mobilizados para o local, informou o secretário-geral de Odisha, Pradeep Kumar.
As operações de salvamento prosseguirão durante a noite, apesar da escuridão, acrescentou.
Um dos trens de passageiros acidentados fazia o percurso entre as cidades de Shalimar, em Calcutá, e Chennai, no estado de Tamil Nadu, enquanto o outro fazia o percurso entre Yeswanthpur, em Bangalore, e Howrah, em Calcutá, informou o Ministério das Ferrovias no Twitter.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, manifestou a sua angústia pelo acidente e anunciou que está em contato com o ministro das Ferrovias, Ashwini Vaishnaw, para acompanhar a situação.