O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não desistiu de recuperar novamente a capivara Filó e pretende abrigá-la no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), na zona Oeste de Manaus.
No mês passado, o mamífero foi entregue ao Ibama mas resgatado logo em seguida pela deputada estadual Joana Darc (União) que decidiu protagonizar o resgate da capivara Filó de dentro do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus, para retornar a fazenda do influenciador Agenor Tupinambá, de 23 anos, em Autazes (distante 113 quilômetros da capital). Eles conseguiram por meio de decisão judicial que a tutela provisória do animal fosse para o jovem.
De acordo com o site, o Comando Militar da Amazônia (CMA) foi sondado, recentemente, pelo novo superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Bentes de Araújo, sobre a possibilidade de colocar Filó sob os cuidados do Exército. No entanto, a assessoria do CMA, disse que o Cigs recusou levar o animal para seu zoológico. De qualquer forma o Ibama foi orientado a mandar formalmente a solicitação.
Joana Darc faz lives, no final de abril, chorando e dizendo que foi enganada pelo Ibama que exigiu que Agenor entregasse o animal silvestre, além de multá-lo em R$17 mil. Os vídeos ganharam muito engajamento e chagaram até a ser comentados por famosos.
A deputada também falou que ficou horrorizada ao se deparar com o animal em cativeiro, diferente da habitat que o animal morava no entorno da casa de Agenor, em Autazes, no interior do estado.
“Quando eu entrei lá eu vi um cativeiro totalmente sem condições de receber a Filó. É uma cena de total abandono aí dentro do Cetas. Então assim, ela ia fica trancafiada, o ambiente estava insalubre, super sujo, eles inicialmente soltaram ela para a gente ver lá no portão e não quiseram deixar a gente ver lá no cativeiro para a gente não ver isso. Totalmente sem estrutura, não precisa ser especialista no assunto para verificar isso”, declarou.
Fonte: Amazonas Atual