Brasília – A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse em pronunciamento nas redes de televisão e rádio neste domingo (7) que é hora de intensificar a vacinação contra a Covid-19 e que as hospitalizações e óbitos pela doença ocorrem principalmente em indivíduos que não tomaram as doses de vacina recomendadas.
“Por esta razão, o Ministério da Saúde, ao lado de Estados e municípios, realiza desde fevereiro um movimento nacional pela vacinação de reforço para Covid- 19”, acrescentou.
A ministra destacou os esforços de cientistas e dos laboratórios que as desenvolveram e produziram as vacinas. “Um agradecimento especial ao papel desempenhado no Brasil pelo Instituto Butantan, pela Fiocruz e pela Anvisa. Mesmo com todos os desmontes da ciência e tecnologia, nossas universidades e institutos de pesquisa não mediram esforços na busca de soluções,” afirmou. “Devemos agradecer também aos governadores e prefeitos que não se deixaram levar pelo negacionismo e contribuíram decisivamente para o enfrentamento da pandemia. E também, a sociedade civil que se engajou nesse processo,” completou.
Fim da emergência de saúde pública de importância internacional
O pronunciamento veio depois do anúncio da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a Covid-19 não é mais uma emergência de saúde pública de importância internacional. Durante a sua fala, ela reforçou a importância da vacinação contra a doença e que a pandemia ainda não acabou de fato.
A OMS deu fim ao estado de emergência global na sexta-feira (5). Esse é o nível mais alto de alerta da agência em relação a uma doença.