Os primeiros resultados do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise) são apresentados nesta quinta-feira (13), no Amazonas. E os números assustam.
Foram confirmadas as apreensões de 47 crianças e adolescentes por suspeita em planejamento a ataques nas escolas. O trabalho da Operação Digital Vigilance segue em andamento.
Estão na ação a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc),a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), e o Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ/PC-AM), além do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), implantado pelo Governo do Amazonas na Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
Os alunos apreendidos fizeram ameaças pela internet, apontando escolas das zonas norte, leste, centro-sul, oeste e centro-oeste de Manaus. .”Não existe anonimato na internet. Adolescente que pensam em criar página utilizando dados falsos achando que está anônimo, isso não existe”, disse o delegado da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), Antônio Rondon.
Os menores têm idades entre 13 e 15 anos. “Os adolescentes estão sendo responsabilizados e encaminhados ao juizado infracional. é importante que a gente peça que não se compartilhe fake news, ameaças, porque isso dificulta a investigação. Não identificamos nesse momento se esses alunos apreendidos estavam se comunicando entre si. Porém, a inteligência está trabalhando no sentido de identificar se há uma ligação entre os alunos”, disse a delegada Juliana Tuma.