Um vídeo encontrado pela Polícia Federal mostra que uma quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas, que atua dentro do Aeroporto de Guarulhos (SP), trocou as malas das duas brasileiras Kátyna e Jeanne Paollini, que estão presas injustamente há mais de 1 mês na Alemanha.
As duas estavam em uma viagem de férias quando foram vítimas do golpe. As imagens revelam que duas mulheres, ainda desconhecidas, entregaram as malas com os entorpecentes a uma atendente no guichê que faz parte da quadrilha.
A mulher tratou de enviar as malas ao setor de cargas, onde outros dois funcionários burlaram o sistema de raio-x e trocaram as etiquetas.
No vídeo, eles aparecem escolhendo as malas e trocando a identificação logo em seguida. Um deles chega a tirar foto dos objetos e parece enviar as imagens para outra pessoa.
Sabendo que estão sendo vigiados por câmeras de segurança, eles chegam a procurar um ponto cego para fazer a alteração, mas ainda assim é possível ver com clareza a troca das etiquetas.
Na semana passada, a PF prendeu vários suspeitos de participar do esquema, inclusive a atendente do guichê, que confessou o crime.
Na casa dela, os agentes encontraram mais de R$ 43 mil. Os demais presos negam o crime. O vídeo foi enviado para a polícia alemã, mas a mesma afirmou que o material precisa ser enviado pelo Itamaraty para que seja dado andamento no processo.
A PF reconhece que quadrilhas como essas atuam em grandes aeroportos brasileiros e alertam que qualquer pessoa pode ser vítima dos criminosos.