Tribunal internacional emite mandado de prisão contra Putin por crimes de guerra

Rússia – O TPI, Tribunal Penal Internacional, emitiu um mandado de prisão do presidente russo, Vladimir Putin, nesta sexta feira (17). Putin está sendo apontado como responsável por crimes de guerra cometidos na Ucrânia.

“O Sr. Vladimir Vladimirovich Putin, nascido em 7 de outubro de 1952, Presidente da Federação Russa, é alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e de transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”, diz a nota.

Algumas suspeitas incluem deportação ilegal de crianças, transferência ilícita de pessoas do território ucraniano para a Federação Russa e danos à infraestrutura civil. Moscou nega as acusações.

Segundo informações da Reuters, até então, o Kremlin não respondeu aos pedidos de comentário. Além de Putin, a Comissária dos Direitos da Criança da Rússia também foi intimada.

Karim Khan, promotor do tribunal, abriu a investigação há mais de um ano. Ele suspeita que a Rússia tenha cometido crimes de guerra, violações contra a humanidade e genocídio na Ucrânia, desde o início da invasão.

A Rússia chamou a decisão de “sem sentido”. Em uma publicação no Twitter, o conselheiro de Segurança do país e ex-presidente russo, Dmitry Medvedev, ironizou a decisão: “O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra Vladimir Putin. Não é preciso explicar onde esse papel será usado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: