Manaus é a sexta capital brasileira com pessoas mais mal-educadas

MANAUS – Em um mundo moderno, conectado e com predominância do virtual, é possível ser gentil nas relações cotidianas? E como medir o nível de cortesia no dia a dia? Essas perguntas têm respostas e apontam que Manaus é a sexta capital no país com pessoas mais mal-educadas e está fora do ranking das sete mais cordiais.

O levantamento foi realizado entre 2 e 7 de novembro, pela Preply, com 1,6 mil residentes das 15 maiores cidades do país. Para participar da pesquisa, era necessária residência de pelo menos 12 meses. 

Os entrevistados responderam com que frequência notavam 12 comportamentos classificados como desrespeitosos nas cidades onde residem. A partir disso a empresa estabeleceu pontuação média e calculou o “nível de grosseria” das 15 cidades.

Em relação a comportamentos em espaços públicos, foram avaliadas as seguintes atitudes: ter a atenção totalmente voltada ao telefone; fazer muito barulho; assistir a vídeos; falar no viva-voz; não respeitar o espaço individual de outras pessoas; ser grosseiro com funcionários, furar fila e não dar gorjeta.

Também foram avaliadas as condutas de não cumprimentar estranhos e ter uma linguagem corporal fechada.

Comportamentos relacionados a ações de trânsito analisadas foram não dar a vez para outras pessoas no trânsito e não reduzir a velocidade ao dirigir em áreas próximas a pedestres.

O ranking de cidades “mais rudes” tem Goiânia em primeiro lugar, com pontuação 6,76, em escala de 1 a 10. Em seguida aparecem Rio de Janeiro (6,58), Porto Alegre (6,50), Salvador (6,49), Belo Horizonte (6,48) e Manaus (6,41).

Comportamento em Manaus

Os comportamentos rudes mais comuns no Brasil são se distrair ao telefone, ser barulhento em público, e não cumprimentar estranhos.

Dos 12 itens comportamentais pesquisados, Manaus registrou a maior nota (7,55) em permanecer colado no celular em público. Essa atitude obteve a maior média geral entre as condutas classificadas como mal-educadas, 7,04.

O segundo pior hábito entre os brasileiros das 15 cidades pesquisadas é fazer muito barulho em público, com média geral de 6,81. Manaus ocupa o 11º lugar no ranking, com avaliação 6,36. A cidade “mais barulhenta” é São Luiz, com nota 7,37.

Não cumprimentar estranhos foi apontado na pesquisa como o terceiro maior sinal de falta de educação dos brasileiros, com nota média 6,79.

Manaus, reconhecida como cidade hospitaleira com os “forasteiros”, justifica a condição e ocupa o 14º ou penúltimo lugar nesse item, com nota 6,18. Apenas São Luiz, com 5,26, é mais comunicativa com visitantes.

O quarto maior defeito de comportamento em público do brasileiro é assistir vídeos direto do celular de forma pública, aberta. A nota geral é de 6,63. Manaus ocupa a 9º posição, com 6,45, um pouco abaixo da média nacional.

A pesquisa indica também que Brasília é a cidade mais educada e Campinas a mais generosa.

As 15 cidades pesquisadas foram Manaus, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Também foi solicitada a opinião dos entrevistados sobre o ato de dar gorjeta aos prestadores de serviços e a avaliação se os moradores locais são mais rudes que os residentes nascidos em outras cidades.

Fonte: Atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: