Hospital Delphina Aziz terá cirurgias de transplantes de rim e de fígado

MANAUS – O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, terá cirurgias de transplantes de rim, fígado e implante coclear (dispositivo eletrônico que proporciona sensação auditiva próxima ao fisiológico) em crianças que têm problemas auditivos. Os serviços médicos foram anunciados pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, na manhã desta quarta-feira (16) .

“Da mesma forma, a partir de 2024, o hospital também vai começar a fazer transplantes de fígado. Isso é um marco histórico”, anunciou Wilson Lima. O investimento nas cirurgias de rim é de R$ 1 milhão.

Os transplantes de rins já haviam sido realizados anteriormente no Amazonas, mas em parceria com a rede privada. Os contratos foram encerrados em janeiro de 2018. Desta vez, todo o procedimento será executado na rede pública estadual de saúde. A meta inicial é realizar oito transplantes mensais.

Segundo Wilson Lima, os profissionais do Delphina Aziz receberam treinamento de especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, para implantar o Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).

Conforme Wilson Lima, o hospital funciona com 383 leitos de enfermaria e 180 de UTI. “Depois que passamos por momentos difíceis durante a pandemia, aos poucos o hospital abriu outros atendimentos como cirurgias e exames. Em visita a esta unidade hospitalar, o Ministro da Saúde o chamou de ‘hospital de ponta’, com capacidade para procedimentos de altíssima complexidade”, disse o governador.

Equipe do Albert Einstein visitou o centro cirúrgico do Delphina Aziz em outubro (Foto: Divulgação/HDA)

Wilson Lima disse que com os transplantes realizados em Manaus, o maior ganho será com a logística e o menor tempo de espera pela cirurgia. “Quando se vai para um outro estado, esse paciente tem que passar de seis meses a um ano esperando o transplante. Geralmente, a família não tem parentes para dar suporte nem lugar para ficar. Além disso, tem o custo com transporte e alimentação”, disse.

Os transplantes serão realizados a partir de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: