Orgulho da Zona Norte, Ciranda Explode Coração permanece na Categoria Ouro

Lithyara Roberta de Oliveira Presidente da Ciranda Explode Coração, fala do título com muito orgulho e não cansa de agradecer os envolvidos.

 

A presidente Lithyara, juntamente com a diretora Gizele Cristina Costa, relatam que não foi nada fácil permanecer na Categoria Ouro, que foi disputado no 64ª Festival Folclórico do Amazonas deste mês no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA).

“Estávamos saindo de uma pandemia do Covid-19, a Ciranda estava sem recursos financeiros e muitos brincantes afastados, falta de músicos, instrumentos e etc… Mas apesar das dificuldades, fomos abençoadas com dois padrinhos maravilhosos, o Vereador Elan Alencar e o Presidente do Conjunto Jardim Canaranas Lívio Nascimento. Foi aí, que as portas se abriram e podemos sonhar outra vez com nossa apresentação no Festival Folclórico do Amazonas”, relataram emocionadas.

Por falta de estrutura, os ensaios da Ciranda começaram a ser realizados na Quadra de Esportes do Conjunto Jardim Canaranas, bairro Cidade Nova II, zona Norte todos os sábados e domingos, assim a amizade com o presidente Lívio Nascimento foi fortalecendo. O vereador Elan Alencar, chegou para somar, como homem público, amigo e admirador da cultura amazonense.

“Precisávamos de ajuda, mas foi além do que pensávamos, fizemos um belíssimo espetáculo e conseguimos nos manter na Categoria Ouro mais um ano. Somos gratas ao Vereador Elan e o Presidente Lívio Nascimento que não mediu esforços para nos ajudar”, finalizaram Lithyara e Gizele.

 

História da Ciranda Explode Coração

A Ciranda Explode Coração teve início em 26 de fevereiro de 2000 com o projeto dentro da comunidade do bairro Francisca Mendes 2.

Durante a trajetória entre 2000 à 2020 a Ciranda passou por mudanças, da coordenação, presidência e diretoria. Por conta de má administração e falta de comunicação dos antigos dirigentes. Em julho de 2020 a coordenação anterior deixou a ciranda sem nenhuma administração ou quaisquer perspectivas futuras.

A atual presidente Lithyara Roberta de Oliveira, que na época era apenas uma brincante se juntou com mais três integrantes e não deixaram a Ciranda morrer. Iniciaram um trabalho de formiguinha, para atrair novos brincantes, músicos e admiradores da nossa cultura.

Em 2004 e 2005 a Ciranda foi campeã na Categoria “A” pela Associação dos Grupos Folclóricos de Manaus (AGFM), já em 20012 a ciranda passou a fazer parte da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus (LIGFM), em 2014 foi campeã e passou a fazer parte da Categoria Ouro do Festival Folclórico do Amazonas (FFAM), onde se mantém até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: