Manaus – Vídeo mostra o momento em que incêndio atinge a casa de máquinas da fábrica de embalagens recicláveis localizada na Avenida Autaz Mirim, bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus. O incêndio de grandes proporções aconteceu na manhã desta segunda-feira (30).
O incêndio começou no setor Forradeira da fábrica e os funcionários informaram que as faíscas começaram após uma pane mecânica na máquina de Onduladeira. O incêndio provocou uma “chuva de cinzas” em pontos da cidade próximos da fábrica.
De acordo com o coronel Sulemar Barbosa, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM), as equipes foram acionadas por volta de 08h50 para atender a ocorrência. Ele explicou que o fogo começou na casa de máquinas e evoluiu rapidamente para todo o galpão da fábrica devido o material combustível.
“Como esse material combustível grande parte é bobina de papel, eles queimam na superfície e ao jogar água nessa superfície ela apaga, mas como é papel ela está queimando também em profundidade. Você joga água, resfria e daqui a pouco tem a reignição”, explicou o comandante do CBAM.
O coronel informou que 14 viaturas dos bombeiros, 6 carros pipas, 52 militares e funcionários da fábrica auxiliaram no combate ao fogo. Não tem o número exato de quantos litros de água foram utilizados.
“A ação dos bombeiros e brigadistas foi manter o incêndio no mesmo local de maneira que ele não passasse para outras áreas. Estamos fazendo um combate aéreo resfriando o ambiente para novamente fazer o resfriamento terrestre”, disse o coronel Sulemar.
A Defesa Civil e engenheiros estiveram no local devido a estrutura da fábrica está colapsada e o prédio comprometido por causa das rachaduras.