MINI GÊNIO | Theo Costa Ribeiro tem 5 anos e tornou-se o brasileiro mais novo a integrar a seleta sociedade de pessoas de alto QI – conhecida como Mensa Internacional.
Para comprovar o alto nível intelectual do filho, os pais do menino, que moram em São Paulo, foram procurar por testes de QI fora do país. O garoto foi submetido a uma avaliação de 6 dias – um das mais completas que existem – e fez 146 pontos, o que equivale a 99,8 de percentual. Isso comprova que o garoto de 5 anos tem a capacidade intelectual de uma pessoa de 15 anos.
Anteriormente, o brasileiro Gustavo Saldanha de apenas 8 anos tinha sido o brasileiro mais novo aprovado pela Mensa Internacional com uma pontuação de 140 pontos ou 99,6 percentual.
Com os resultados e o reconhecimento internacional, os pais de Theo avaliam as possibilidades sobre o futuro do filho, que conseguiu avançar uma série e cursa o 2º ano do ensino fundamental. Uma ideia é se mudarem para os Estados Unidos onde o filho poderia pular todas as etapas do ensino regular, indo direto para a faculdade. No Brasil, segundo o PhD em neurociências Fabiano de Abreu Agrela, o Ministério da Educação (MEC) não permite avançar mais de duas séries, mesmo com os testes comprovando a capacidade intelectual avançada.
Saiba mais sobre a história de Theo no link da bio.