Promovida pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Semseg, Polícia Federal e Exército Brasileiro, a capacitação é uma das etapas da preparação dos guardas municipais para o correto manuseio e uso de armamento letal, a partir da necessidade de atender às demandas na área de segurança pública na cidade. Todos os participantes foram classificados no Processo de Seleção Interna da Guarda Municipal de Manaus.
O curso será dividido em três etapas, todas com aulas presenciais. A primeira turma, de 40 alunos, terá 60 horas de duração, e as aulas serão no período de 18 de abril a 3 de maio. O conteúdo será teórico, sobre armamento, como os aspectos legais do uso da arma de fogo e a legislação aplicada. Também serão abordados temas como os fundamentos do tiro: base, empunhadura, visada, acionamento do gatilho e respiração; a manutenção dos armamentos; as técnicas de tiro defensivo, entre elas tiro em baixa luminosidade, embarcado, em deslocamento e em ambientes confinados.
A segunda turma, com 39 alunos, será no período de 4 a 17 de maio. O conteúdo e carga horária serão o mesmo da primeira turma.
Aula prática
No dia 18 de maio, terão início as aulas práticas da capacitação, reunindo os 79 participantes das duas turmas das aulas teóricas. O local de realização será o estande de tiro do Exército Brasileiro, no Aquartelamento da 12º Grupamento de Artilharia Antiaérea de Selva e também na sala de aula da Espi.
Nessa etapa, os alunos estudarão, entre outros temas, a manutenção dos armamentos; o atendimento pré-hospitalar tático no caso de ferimentos por arma de fogo; o manejo e condução das armas de fogo; a identificação de meios de proteção e tomada de posições; os fundamentos do tiro, como base, empunhadura, visada, acionamento do gatilho e respiração; a identificação e saneamento de panes e/ou incidentes de tiro e a prática de tiro em estande com pistola. Ao final, será feita a avaliação prática de tiro para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte a ser adotada pela Guarda Municipal.
Os instrutores foram contratados pela Espi, para a realização do treinamento, segundo as diretrizes da Polícia Federal, parceira na organização da capacitação, fazendo a verificação de todo o conteúdo e da qualificação dos profissionais.
“Esses 79 guardas estão indo para nossa sala de aula da Espi, é a primeira turma desta Guarda que será treinada, logo após a aula teórica, que será abordado tudo o que preconiza a questão do armamento, do manuseamento, das questões básicas de defesa e da legislação, eles terão as aulas práticas com a familiarização dos armamentos”, finalizou o diretor-geral da Espi, Júnior Nunes.