Manaus – Valdemir Paes Serrão, 31, e José Viana Gonçalves, 29, foram encontrados com vida nesta segunda-feira(28), após quase dois meses perdidos na floresta no município de Urucará (a 261 quilômetros a leste de Manaus). Os primos estão bastante debilitados e foram encaminhados ao hospital do município.
Um vídeo registrado por populares mostra o momento que os homens chegam ao porto da cidade e são encaminhados para uma ambulância.
Familiares questionaram a falta de apoio das autoridades no resgate às vítimas e defendem a informação repassada durante as buscas que as vítimas seriam criminosos.
“Meus primos acabaram de chegar da mata que a própria família estava fazendo os resgate, porque eles foram abandonados, as buscas foram encerradas porque falaram que eles estavam foragidos. Mas eles não estavam sendo foragidos. Foram encontrados pela própria família que foram abandonados na mata para morrer. Não teve apoio de autoridade nenhuma”, desabafou uma prima das vítimas.
Desaparecimento
Os três homens estavam desaparecidos desde o dia 5 de fevereiro. O trio saiu da comunidade Buçuzal, na zona rural de Urucará para caçar, mas não retornou para casa. A Prefeitura teve conhecimento do desaparecimento dos homens no dia seguinte, domingo (6), quando foram iniciadas as buscas.
Buscas
Um reforço policial foi enviado para o município de Urucará (a 261 quilômetros de Manaus), para as buscas de três caçadores que desapareceram em área de mata. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram enviados 14 homens, entre nove bombeiros, três policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais do Amazonas (Core-AM), além de dois agentes do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), que levaram a aeronave Petrel para sobrevoar, por cinco dias, a região que os caçadores desapareceram.
Morte cadela policial
Durante os trabalhos de busca, a cadela Honda, do canil da Polícia Militar do Amazonas, morreu após lutar com uma onça para proteger a equipe. O caso aconteceu no dia 16 de fevereiro. A equipe estava descansando no acampamento, quando a cadela percebeu que a onça estava rondando o acampamento, já se preparando para atacar. Após lutar com a onça, Honda ficou muito ferida e acabou não resistindo e morreu. Ela foi enterrada no meio da floresta, com muitas honras. A Polícia Militar fez uma homenagem à cadela.
Fonte: D24AM