Prefeito David Almeida suspende Carnaval de rua em Manaus após casos de Ômicron e Flurona

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), decidiu cancelar o Carnaval de rua na capital do Amazonas depois da chegada da variante Ômicron e dos dois primeiros casos de Flurona, coinfecção por Covid-19 e Influenza A (H3N2), registrados na última quinta-feira (6) no Estado. Por estar em recesso, o chefe do Executivo Municipal usou suas redes sociais para avisar que resolveu “suspender as festas e blocos de rua de Carnaval, na cidade de Manaus, inclusive qualquer autorização sanitária para suas realizações neste ano de 2022”.

“Precisamos compreender que o Carnaval de rua não tem controle espacial numa cidade com mais de 2 milhões de habitantes, e não há como limitar numericamente grupos e adeptos de uma festa popular, que em sua última ano de realização teve 110 bandas autorizadas. Somente uma das mais famosas movimenta 100 mil pessoas em um único evento”, pontuo Almeida.

Em nota oficial, a Prefeitura de Manaus informou que a decisão partiu da análise do cenário da pandemia Covid-19 e das notificações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), que trazem recomendações técnicas, levando em estrita relevância os alertas técnicos feitos pelo Gabinete de Crise.

Outra justificativa levantada por David Almeida é que as festas e blocos de rua de Carnaval têm características de movimento coletivo amplo e que não há como restringir a aproximação e o contato físico ou monitorar e controlar a obrigatoriedade do uso de álcool, máscaras e protocolos de segurança.

Por último, a Prefeitura ordenou – “usando das mesmas cautelas da suspensão das festas de Réveillon em Manaus e considerando todo um conjunto de alertas sanitários” – que os órgãos municipais tomassem as providências no sentido da suspensão do Carnaval de rua.

“Manaus não pode sofrer um novo surto pandêmico. Por isso, também conclamo à população para continuar tomando os cuidados necessários e a buscar a vacinação. São as nossas únicas alternativas para a volta à normalidade”, finalizou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: