O espaço que fica localizado na Rua K, S/N Canaranas I, zona Norte de Manaus, estava abandonado há mais de 10 anos e nesta terça-feira (25/01), foi retomado por moradores e o presidente do Conjunto Lívio Nascimento que com apenas dez meses de gestão, têm feito a diferença com os trabalhos na comunidade.
Projetos
O projeto contará com cursos de corte e costura, curso de culinária, aulas de música e canto, jiu-jitsu, capoeira, aula de reforço, informática, curso preparatório para vestibular, curso de artesanato para terceira idade, atendimentos jurídicos, atendimentos odontológicos entre outros que estão sendo estudados conforme as necessidades da comunidade.
Parcerias
O presidente Lívio Nascimento tem contado com a ajuda de profissionais voluntários, moradores da comunidade, assim como os lojistas que também tem ajudado com a alimentação dos voluntários. O Vereador Elan Alencar chegou para somar forças e ajudar o projeto se erguer.
“Essa iniciativa da própria população de revitalizar este espaço tem meu apoio. Não podemos deixar que um centro como este seja desperdiçado, ainda mais em um momento tão difícil que todos vivemos. Fomentar o social é ajudar a cuidar das pessoas e este é meu compromisso”, disse Elan Alencar.
Homenagem
A antiga creche recebeu o nome de Otalina Aleixo em homenagem a ex-vereadora que fez história dentro do Conjunto Canaranas.
Otalina Loureiro Aleixo foi vereadora de Manaus por três mandatos consecutivos, de 1977 até 1992. Marcou a história política da cidade de Manaus, pela sua dedicação e luta em prol do bem comum e defesa de uma vida digna para todos, em especial aos mais necessitados. Otalina Aleixo tinha referências sobre o seu trabalho parlamentar e, principalmente, as ações sociais que buscavam oferecer cidadania as pessoas excluídas, que nem sempre são alcançadas pelas políticas públicas, como foi o caso das profissionais do sexo.
Dentro das ações desenvolvidas por Otalina Aleixo, destaca-se o trabalho realizado de assistência e proteção as mulheres que trabalhavam como profissionais do sexo no Centro de Manaus. Ela chegou a construir uma creche para atender os filhos das profissionais, bem como, um ambulatório onde essas mulheres podiam ser atendidas que fica localizada no Conjunto Jardim Canaranas.
Aos 80 anos de idade, Otalina Aleixo, faleceu no dia 27 de outubro de 2019, deixou na época 24 filhos biológicos e segundo relatos dos moradores do Conjunto Canaranas, uns 200 adotivos, Otalina Aleixo era viúva do advogado e ex-deputado estadual Raimundo Aleixo.
Nova Gestão
Essa nova gestão com apenas 10 meses, tem implementando diversos projetos sociais, recuperando outros espaços em prol da comunidade, como a quadra esportiva que estava abandonada e hoje temos a feira comunitária no local e eventos esportivos. Lutamos também recentemente contra a implantação dos novos contadores de energia elétrica que amedrontava a população da zona norte de Manaus com valores absurdos e hoje a Amazonas Energia foi proibida judicialmente de implementar esse tipo de contador. Agora retomamos a creche comunitária, terreno que havia sido invadido, vendido e estava sendo utilizado como ponto de venda de drogas. A comunidade se uniu e retomou o espaço e os trabalhadores da comunidade estão reformando.
“Presidente da comunidade Livio Nascimento e Rosimar Arruda Vice”.