Ministro da Saúde começa consulta pública para saber se deve vacinar crianças

Brasília, DF – O governo federal, por meio do Ministério da Saúde abre, a partir desta quinta-feira (23), uma consulta pública sobre a vacinação contra a covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos. O prazo para a participação vai até o dia 2 de janeiro. A consulta foi publicada Diário Oficial da União desta quarta-feira (22) e é assinado pela secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite.

No último sábado (18), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já havia informado sobre a consulta pública antes de decidir sobre a vacinação de crianças. Na quinta-feira (16), a Agência de Vigilância Sanitária aprovou a aplicação das doses do imunizante da Pfizer em crianças.

Na ocasião, Queiroga disse que ia estudar a decisão da agência depois de ouvir as contribuições da sociedade. O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, criticou a imunização das crianças. O Supremo Tribunal Federal, inclusive, deu o prazo de 48 horas para a apresentação de um plano de vacinação para o público. O prazo foi estendido pelo STF, e a decisão do governo federal deve ser apresentada até o dia 5 de janeiro.

A dose da vacina para crianças será diferente da aplicada para pessoas a partir de 12 anos. Os frascos também terão cores distintas para evitar erros na aplicação. O frasco da vacina para crianças tem a cor laranja. Para adultos, o frasco é roxo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: