FVS mantém recomendação de uso de máscaras no Amazonas

Variante Delta é a principal preocupação dos especialistas, responsável po 89% dos novos casos no Estado

Apesar da estabilidade nos indicadores de Covid-19 no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) afirmou, nesta quinta-feira (11), que ainda não há previsão para desobrigar o uso de máscara em locais abertos. A medida leva em consideração o número de casos de Covid-19 provenientes da Variante de Preocupação (VOC) Delta (B.1.617) detectadas no estado na primeira quinzena de outubro.

A Fundação acrescentou ainda que o Amazonas permanece em baixo risco para transmissão do vírus causador da Covid-10, com redução de casos confirmados, de hospitalizações e de óbitos. Mas, mesmo com o cenário atual, a FVS defende que ainda é necessário manter as medidas de prevenção e propagação do vírus, tendo em vista o risco acerca de variantes identificadas no estado.

“Mesmo com o cenário epidemiológico da Covid-19 atual, é necessário manter as medidas preventivas à infecção, levando em consideração que 89% casos da Covid-19 sequenciados no Amazonas pelo Instituto Leônidas Maria Deane – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), são provenientes da Variante de Preocupação (VOC) Delta (B.1.617) do novo coronavírus (SARS-CoV-2), na primeira quinzena de outubro”, detalhou em nota.

A FVS recomendou ainda que a população se mantenha firme e fortaleça os cuidados preventivos, principalmente, aderindo à vacinação contra a Covid-19, para evitar o avanço da doença. Além do uso de máscara, demais medidas preventivas como higienização das mãos, distanciamento social e evitar aglomeração de pessoas continuam sendo recomendadas pela fundação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: