Novo Vendaval de poeira cobriu cidades do interior do estado
Nesta quinta-feira (14), cidades do interior de São Paulo voltaram a ser atingidas por tempestades de areia que impressionaram moradores.
As nuvens de poeira cobriram regiões de Ribeirão Preto, Brodowski, Colômbia, Barretos, Batatais, São Joaquim da Barra, Pitangueiras, Pirassununga, Sertãozinho, Serrana e Jardinópolis.
Esta é a quarta vez que o fenômeno atinge o estado em menos de três semanas. A primeira ocorreu em 26 de setembro, e afetou também regiões do interior de Minas Gerais.
De acordo com especialistas, o fenômeno é uma mistura de poeira, poluição e queimadas. Esses eventos ocorrem especialmente em áreas de plantação e o principal motivo por trás deles são o fim do período de estiagem. Com a chegada de uma frente fria ou rajada de vento, o material solto no solo se ergue.
– Esta é uma área muito agrícola e que passou por uma estiagem por um período bem longo. Em alguns lugares, devido a estiagem, ficam com a fuligem da queimada solta sob a superfície, e quando chega uma frente fria e chove, acontece um choque térmico, o que levanta a poeira – disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em entrevista à CNN Brasil.
Para Melo, os vendavais de poeira estão com “os dias contados” em São Paulo. Isso porque o período de chuvas está chegando para as cidades afetadas, o que ajuda a “limpar o local”.