A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), inaugurou mais um equipamento para o atendimento à população do estado do Amazonas. Trata-se de um Auto Stitching, que é um sistema automatizado para realização de exames de Raios-x panorâmicos.
A aquisição deste equipamento foi realizada por uma emenda parlamentar realizada pelo deputado estadual João Luiz, que após visitas ao setor de imagem da Fundação, atestou equipamentos sucateados, tecnologias ultrapassadas, e condições de trabalho desfavoráveis para os técnicos de radiologia e demais servidores do setor.
Este equipamento funciona em associação ao aparelho de Raios-x digital, também instalado recentemente pelo Governo do Estado, fazendo a captação de até 3 imagens de raios-x durante o mesmo procedimento, um software faz a junção destas imagens de forma que o médico, ao avaliar o exame, consegue visualizar os membros ou as partes da coluna na mesma imagem, o que não é possível com um sistema convencional, salvo em crianças pequenas, é um sistema que já existe há alguns anos. Estávamos com um atraso gigantesco comparado à tecnologia utilizada nos grandes centros de radiologia e diagnóstico por imagem. E por sermos referência em tratamento ortopédico, precisávamos ter melhores recursos para os médicos e consequentemente melhores condições de tratamento para os pacientes com essa necessidade”, comentou o Gerente do setor de Radiologia, Marcos Lívio.
“Os exames realizadas pelo Auto Stitching não eram ofertados pela rede pública de saúde, os pacientes que necessitavam destes exames precisavam recorrer ao serviço privado para realizar os exames panorâmicos e o Hospital Adriano Jorge, a partir de agora, passa a oferecer mais este serviço aos clientes do Sistema Único de Saúde.” Destacou Dr. Ayllon Menezes de Oliveira, diretor-presidente da FHAJ.