Desarticulada na noite de terça-feira (05), no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus, através de uma operação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e da Polícia Militar, uma festa clandestina.
No total, foram dez pessoas envolvidas com a organização de eventos clandestinos e detidas durante a pandemia de Covid-19. Na ação foram apreendidas, porções de entorpecentes, bebidas alcoólicas, equipamentos de som, ingressos e R$ 1,6 mil em dinheiro.
O Coronel Louismar Bonates, Secretário de Segurança, esteve à frente da operação, juntamente com o subcomandante da PM, Coronel Ronaldo Negreiros, e contou com o apoio de efetivos das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).
As dez pessoas detidas foram conduzidas ao 6º Distrito Integrado de Polícia, na Cidade Nova, zona norte, juntamente com o material foram conduzidos para o registro do flagrante.
Também foram recolhidos, cinco veículos que apresentavam irregularidades, e foram removidos pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (NEOT), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran- AM).
O Forró do P10, denominação dada ao evento, estava acontecendo na Mansão do Poderoso, fica na Rua Desembargador Ubirajara de Moraes, no Santa Etelvina. mas foi desarticulada ainda no início.
A ação das forças de segurança surpreendeu aos brincantes das festas e os organizadores, pois já havia um trabalho de monitoramento do grupo.
No comum, estes “organizadores”, tem por hábito, desligar equipamentos de som, luz e fazer silêncio no local, assim que as equipes se aproximam, por já terem sido flagrados pelas vistorias da Central Integrada de Fiscalização (CIF), mas a ação foi rápida. Outra prática é a venda de ingressos pela internet, mas sem divulgar o endereço do evento.
O esquema é para burlar a ação da polícia, e acontece pelas linhas de celulares. Os participantes geralmente são levados de uma a outra parte, em vans, para depois chegarem ao destino final, tudo isto, para tentar confundir a polícia.
Segundo o Coronel Bonates, as forças de segurança não vão permitir que eventos dessa natureza persistam, colocando em risco à vida da população, em um momento tão delicado como o atual, com crescimento no número de óbitos, infectados e aumento de internações por causa da Covid-19, em Manaus.