Mais uma pra coleção de escândalos do governo Wilson Lima. A terceirização da Innovate Consultoria em Gestão Empresarial que realizou o planejamento do retorno das aulas no lugar dos professores e pedagogos da Seduc, já começou a receber seus pagamentos. Empresa citada que não tem nem sede própria em Manaus.
Foto: Divulgação / RCOM
Além de não seguir as recomendações da Procuradoria Geral da Justiça Ministério Público Estadual (Recomendação nº 0004/2020/59aPRODHED) e sem a participação da comunidade escolar, Sindicatos e Conselho Estadual de Educação. A empresa Innovate já começou a receber, segundo documentos.
A “consultoria especializada” escolhida pelo Secretário Fabian para a elaboração do planejamento ao retorno às aulas presenciais, segundo publicado no Diário Oficial do Estado, curiosamente foi criada 70 dias antes da contratação, já durante a suspensão das aulas, e sequer tinha endereço próprio.
A Innovate não tem sede própria. Seu endereço nos documentos da Receita Federal coincide com o de uma empresa de coworking, na Rua do Sol, número 300, no conjunto Morada do Sol, no bairro do Aleixo, o Vila Hub, que oferece espaços de trabalho a profissionais de todas as áreas.
A Innovate, com capital social de R$ 104.500,00, é do empresário Gustavo Felipe Andrade Barreto e registrou um telefone de Minas Gerais (31-97149-54XX). A empresa recém-criada, sem experiência na área educacional, foi contratada de forma direta com recursos do BID, sem licitação por cerca de 400 mil reais. Isso comprovado em um despacho no dia 4 de junho, no Diário Oficial.
No documento publicado pela Seduc no dia 27 de julho, sobre o Plano de Retorno, não consta o crédito do serviço realizado pela Innovate Consultoria, o que significa uma outra irregularidade: qual foi o serviço realizado e atestado pela empresa para receber a primeira parcela do pagamento?
E os médicos que trabalharam no Hospital de Campanha Nilton Lins durante a Pandemia até agora não viram a cor do dinheiro que tanto suaram para receber. Não vamos nos calar diante de tanta desonestidade desse “novo” governo Wilson Lima.