Um estudo realizado pelo King’s College London, no Reino Unido, mostrou que as pessoas que foram infectadas pelo coronavírus e tiveram sintomas por mais de três meses tiveram um desempenho pior em testes de desempenho cognitivo do que aquelas que apresentaram sintomas por um período menor.
O estudo foi publicado na revista The Lancet e analisou dados de 3.335 pessoas que foram testadas para o coronavírus entre julho de 2021 e junho de 2022. Os participantes foram divididos em três grupos: aqueles que nunca tiveram Covid, aqueles que se consideraram totalmente recuperados e aqueles que ainda apresentavam sintomas.
Os pesquisadores descobriram que os participantes do grupo que ainda apresentavam sintomas tiveram um desempenho pior em testes de memória de trabalho, atenção, raciocínio e controle motor. O desempenho desses participantes foi equivalente ao de pessoas que são 10 anos mais velhas do que elas.
Ainda não ficou claro se os déficits cognitivos melhorariam com o tempo. Os estudos foram concentrados em pessoas hospitalizadas que ficaram sendo acompanhadas por até um ano.