Manaus/AM – Dois homens, identificados como Thiago Oliveira de Souza e Carlos Eduardo, foram presos por usarem documentação falsa para adquirirem empréstimos junto a bancos em Manaus. Para isso, eles cooptavam idosos que assumiam as identidades dos verdadeiros clientes dos bancos.
O último golpe ocorreu nessa segunda-feira (19), em uma agência do banco Santander, no bairro Cidade Nova. Na ocasião, Thiago levou o idoso José Mario Gomes Cavalcante, 69, para se passar por outro cliente e solicitar um empréstimo de R$ 40 mil.
O banco, porém, percebeu a fraude e acionou a polícia, que prendeu Thiago e José em flagrante. O delegado Ericson Tavares conta que cada idoso recebia cerca de R$ 2 mil para participar dos golpes.
Carlos Eduardo e Thiago levantavam uma lista com nomes de clientes reais do banco e a partir daí, Carlos produzia as identidades falsas, enquanto Thiago ia atrás de idosos dispostos a participar do esquema.
“O Thiago, na verdade, era quem cooptava os idosos para poder se passar por idosos que eram clientes dos bancos. Quem confeccionava os RG falsos era o Carlos Eduardo, na casa dele. O José Mário era um dos cooptados, que ia receber uma quantia de dois mil reais por aquele empréstimo de 40 mil”, afirma.
A polícia não revelou se alguém do banco é suspeito de participar do esquema, já que as listas são de clientes reais, mas afirmou que tanto Thiago quanto Carlos Eduardo já tinham passagens pelos mesmos crimes e também teriam aplicado o golpe em outros bancos.
“O Thiago fez vítimas em janeiro nessa mesma modalidade, em que o cliente do banco só foi descobrir após o empréstimo ter sido feito. O empréstimo foi feito, mas em outro banco, não foi no Santander”, completa.
Na casa de Carlos Eduardo, a polícia encontrou várias identidades falsas. “Foi apreendido RGs falsos na casa do Carlos Eduardo e com o José Mário também, mas eram confeccionados na casa do Carlos Eduardo”.