Manaus/AM – Com meta de imunizar 255 mil animais em Manaus, a prefeitura divulgou o cronograma da etapa urbana da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Animal. Esta semana, as equipes de vacinadores e registradores que executam o serviço, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estão percorrendo 16 bairros de todas as zonas geográficas da cidade.
As equipes atuam em duplas (um vacinador e um registrador), de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h, em visitas casa a casa. Além disso, o CCZ está oferecendo a vacina em três pontos fixos: Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (rua Tupinambá, 119, Cidade Nova); no Centro de Convivência da Família e do Idoso (rua Barreirinha, 14, quadra 45, São José); e na sede do CCZ, onde a vacina fica disponível durante o ano todo, de segunda a sexta, de 8h às 16h.
O gerente do CCZ, Rodrigo Araújo, orienta os donos de cães e gatos sobre as boas condições de saúde do animal para receber o imunizante. “O animal também precisa ter, no mínimo, três meses. As nossas equipes estão preparadas para realizar o serviço e estão identificadas com uniforme oficial da campanha. É fundamental que os responsáveis pelos cães e gatos colaborem, recebendo bem esses profissionais, para que executem bem o seu trabalho. A vacina é obrigatória e é fundamental para dar proteção aos animais e aos seres humanos”, assinala o gerente.
Na zona Norte, os bairros que recebem a visita são Cidade de Deus, Aliança com Deus, Raio de Sol e Francisca Mendes. Na zona Sul de Manaus, os bairros contemplados são Betânia, Crespo, Morro da Liberdade, Santa Luzia, Educandos e Colônia Oliveira Machado.
Os bairros Coroado, Armando Mendes e Distrito Industrial, na zona Leste, também serão visitados pelas equipes do CCZ neste período. E, na zona Oeste, a força-tarefa concentra as ações no Tarumã-Açu (União da Vitória), comunidade São Pedro e Campos Sales.
O gerente do CCZ, Rodrigo Araújo, explica que o imunizante é disponibilizado durante o ano todo, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h, na sede do Centro de Controle de Zoonoses.
“É importante ressaltar o compromisso que os tutores devem ter com a saúde coletiva, protegendo seus animais com a vacina, que é obrigatória e deve ser recebida anualmente”, observa.
Cronograma
Zona Norte
25 a 27/9 – Cidade de Deus
28/9 – Aliança com Deus
29/9 – Raio de Sol
30/9 – Francisca Mendes
Zona Sul
27/9 – Morro da Liberdade
28/9 – Santa Luzia
29/9 – Educandos
30/9 – Colônia Oliveira Machado
Zona Leste
25 a 27/9 – Coroado
28 a 30/9 – Armando Mendes e Distrito Industrial
Zona Oeste
26 a 28/9 – Comunidade São Pedro
29/9 – Comunidade São Pedro / Campos Sales
30/9 – Campos Sales